Não só informação, opinião!

Publicações

Participamos da 3ª RM VALE TI

Por Fabricio Oliveira | 19 outubro 2016

img_20161018_131029140Na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, a Ative Comunicação Estratégica, representada pelo jornalista Fabricio Oliveira, esteve participando da 3ª edição da RM Vale TI, principal feira e congresso de Tecnologia e Inovação do Vale do Paraíba. Cerca de 300 pessoas acompanharam a cerimônia de abertura, que contou com a presença do engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer, e representantes do poder público e instituições inovadoras no Parque Tecnológico, na zona leste de São José dos Campos.

Ozires foi o responsável pela palestra de abertura. Em tom de crítica contra as atuais políticas públicas de incentivo à inovação, Ozires disse que o país está aumentando a dependência no mundo, que se modernizou e deixou o Brasil para trás. Ele perguntou à plateia o que falta para nivelar o país na produção de tecnologia e falou sobre a evasão de talentos para o exterior.

“Entre 2014 e 2016, o ritmo de evasão de talentos cresceu 60%, profissionais e mentes brilhantes que vão buscar oportunidades no exterior. Nenhum país pode permitir isso. Faço uma pergunta crucial a vocês: Falhamos, mas onde e como vamos tomar a iniciativa para reverter esse quadro? O que temos de fazer? E qual é o papel do nosso país? Nossa presença no mundo é mais vista como compradores e não como fornecedores de tecnologia”, afirmou.

Ozires apontou que a crise econômica que o país enfrenta está diretamente ligada aos resultados das poucas políticas públicas destinadas à ciência e educação. “Estamos vivendo uma crise que não é nossa, é do governo federal, mas somos nós quem pagamos. Nossas vendas no exterior são lideradas por commodities e matérias-primas, o custo de produção no país é alto e como equilibrar a economia diante dessa situação?”

Confira imagens do evento!

Destaque na imprensa:

A participação do professor Fernando foi destaque na imprensa regional, clique do portal de notícias Meon!

destaque-site-meon

Fotos: Ative Comunicação Estratégica

Texto: Com informações Meon

 





Desenvolvido por Ative Comunicação Estratégica