Não só informação, opinião!

Publicações

Alguns dias em Monte Verde – MG

Por Fabricio Oliveira | 17 março 2018

Sim, o post está um tantinho atrasado, mas as dicas e as imagens valem a pena em qualquer época do ano. Gostaria de compartilhar alguns momentos no distrito de Monte Verde, em Minas Gerais. Na ocasião fui para aproveitar o carnaval, em busca de descanso, bem longe da folia. É isso mesmo, em Monte Verde não tem carnaval!

Monte Verde (MG) é um distrito sulmineiro ligado a Camanducaia (MG) que fica a cerca de 166 km de São Paulo (SP). O isolamento em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, aliado à generosidade da natureza e a uma diversidade de restaurantes e passeios, é um convite a fugir da rotina muitas vezes tumultuada dos grandes centros.

O turista chega a Camanducaia e depois percorre outros 30 km de asfalto. A vila, como é conhecida por seus cerca de 5 mil moradores, recebe o visitante com sua arquitetura em estilo europeu, resquício da origem dos fundadores, vindos da Letônia. O dia em Monte Verde é cheio de opções. Na avenida principal, é fácil encontrar algum de tipo de produção caseira: há fábrica de cerveja e até fábrica de geleias a base de frutas e outras iguarias, como a pimenta. Trilhas, cavalgadas e esportes de aventura são algumas alternativas de passeio.

Um “city tour” custa em média R$ 120 por casal. Nesse roteiro, o visitante é guiado pelos principais pontos do distrito, como a fábrica de chocolate, a roda d’água e a Pedra Redonda, que fica a mais de 1.900 metros de altitude e de onde é possível ter uma vista de 360° da região. O passeio dura 2h30.

Opinião: O lugar é lindo e os moradores são muito atenciosos. Os restaures e pousadas também são com um custo-benefícios. Não é um lugar caro, mas os administradores públicos precisam olhar com mais carinho para as ruas da cidade. Por exemplo, quase não há asfalto e dependendo da pousada fica bem complicado chegar com um carro mais popular (vale a dica de ficar sempre em um lugar bem próximo do centro). Você não encontra agências bancárias e há apenas um farmácia, que abre em horário comercial. Se você está a procura de tranquilidade e final de semana diferente, seguem algumas imagens de Monte Verde!





Desenvolvido por Ative Comunicação Estratégica